Books in Portuguese
In addition to the books listed below, please visit the Taos Institute Publications Worldshare Books in Portuguese page. These Worldshare books are free to download.

Diálogos sobre construcionismo social: entrevistas com Kenneth Gergen, Lupicinio Íñiguez-Rueda, Mary Jane Spink e Tomás Ibáñez
O livro Diálogos sobre construcionismo social: entrevistas com Kenneth Gergen, Lupicínio Íñiguez-Rueda, Mary Jane Spink e Tomás Ibáñez tem o objetivo de apresentar os contornos dos debates construcionistas sociais por meio de entrevistas com pesquisadores(as) cujas obras marcaram significativamente a difusão desse movimento na comunidade brasileira. Considerando a escassez de literatura em português sobre o construcionismo social e de obras que contemplem conjuntamente perspectivas norte-americanas, europeias e brasileiras, este livro é uma contribuição para o debate das ideias construcionistas no contexto nacional e para a formação de novos(as) pesquisadores(as) na área. Ele inova no formato de um livro de entrevistas, trazendo uma originalidade para as publicações da área.

A comunicação dialógica na prática das reuniões familiares em saúde mental, Carla Guanaes Lorenzi e Pedro Martins
Este livro tem o intuito de contribuir com profissionais de saúde que trabalham com famílias que convivem com o sofrimento emocional e que desejam, em sua prática cotidiana, estabelecer diálogos que gerem novas possibilidades e recursos para a ação. Ao longo do livro, compartilhamos nossa trajetória de estudo e pesquisa na área de saúde mental e relatamos resultados de uma pesquisa que desenvolvemos sobre a prática das reuniões familiares em saúde mental, em que buscamos refletir sobre ações que podem, potencialmente, contribuir para a construção da comunicação dialógica. Essas ações referem-se tanto à organização do trabalho no interior da própria equipe profissional (aspectos contextuais), visando o diálogo interdisciplinar; como ao desenvolvimento de reuniões dialógicas com as famílias que procuram por nossa ajuda profissional (aspectos responsivo-relacionais). Ao longo do livro, compartilhamos o que deu certo em nossa trajetória, mas não propomos um “modelo” a ser adotado em qualquer contexto. Diferentemente, esperamos que o livro seja lido como um convite para que profissionais de saúde criem formas de trabalho sensíveis e apropriados aos seus próprios contextos.
A Construção Da Mudança Em Terapia Em Grupo – Um Enfoque Construcionista Social, Carla Guanaes.
Os interessados no Construcionismo Social, especialmente na sua versão responsivo-retórica, na poética social como método de pesquisa e na compreensão da terapia de grupo como recurso conversacional, encontram neste livro uma excelente contribuição.
Novas Organizações Para Uma Nova Economia (Em Portuguese do Brasil), Mauricio Goldstein.
Este livro surgiu há 25 anos, quando Mauricio Goldstein, recém-formado em engenharia, empregou-se em uma indústria farmacêutica a um passo de um colapso no seu negócio. Com graves problemas em seu portfólio, a empresa estava na UTI. Quando parecia não haver esperanças, uma feliz conjugação formada por um líder carismático e uma organização em que a parceria, a autonomia, a criatividade e o engajamento eram a nota dominante que transformaram o desastre empresarial em uma empresa rentável, inovadora e com pessoas felizes. Em pouco tempo, a farmacêutica alcançou excelentes resultados.